Santos Populares nos Açores

Learn to Speak PortugueseJunho! Chegamos aos Santos Populares e há quem diga mesmo que não há festas como estas!  E a verdade é que a festa está aí, verdadeira tradição em forma de festa e que o tempo não apaga, começando com o Santo António a 13 de Junho, passando pelo São João no dia 24, até ao São Pedro a 29.

Apesar do Santo António falar mais alto em Lisboa e o Porto acolher tão bem o São João,Learn to Speak Portuguese nos Azores em terras açorianas os festejos não se ficam atrás – ou não estivéssemos a falar deste povo festeiro. O Santo António já se acabou mas mais um ano fez as honras da casa e abriu muito bem a época dos Santos Populares, estendendo-se pelos mais variados festejos verão abaixo. Nos Açores, o Santo António é festejado sobretudo nos locais onde este é padroeiro, mas acaba por ser lembrado um pouco por todas as ilhas, por mais não seja, como pretexto para as primeiras sardinhadas a juntar os amigos ou mesmo para os primeiros bailaricos de rua. Logo de seguida, chega-nos o São João, de forte tradição na ilha Terceira, com as suas grandiosas Festas Sanjoaninas, mas também festejado no Faial, nas Flores, em Santa Maria e um pouco por todas as ilhas. Já o São Pedro vai contar com grandes comemorações sobretudo no Pico e em São Miguel.

As celebrações contam com marchas, desfiles, cantares, danças e bailes populares, nos quais todos dançam. Na noite de São João são ainda muitos os lugares iluminados e aquecidos pelas tradicionais fogueiras de São João, mas são já poucos os que se aventuramLearn to Speak Portuguese a salta-las.

Somado à folia dos Santos, o bom tempo que se faz sentir com a chegada do tão ansiado verão, as tardes solarengas e vagarosas e as noites quentes, incitam esta ida para as ruas – tão joviais, enfeitadas com arcos e balões – atraindo qualquer um com o cheiro a sardinhas assadas e outros petiscos.

Assim são os Santos Populares, com a capacidade de mobilizar o povo de tal forma que as ruas se enchem de uma alegria contagiante, consumando-se a festa entre conversas, petiscos, brindes e bailaricos. E são sem dúvida estas festas tão populares e vivas uma das mais genuínas evidências e marcas do povo que somos, um povo que sai à rua, dança e celebra!
Comprovando a importância das tradições e o quão bonito é quando estas não se perdem, mas se renovam, tal como cantigas que continuam a saltar de boca em boca:

«Santo António já se acabou,
o S. Pedro está-se a acabar,
S. João, S. João, dá cá um balão para eu brincar.»

Fogueiras de São João, Velas São Jorge, Azores


Learn to Speak Portuguese with Maria Oliveira Live on Zoom:  To Register with us:  Register Online 

Maria Oliveira Language Learning Online Center

Posted in Cultural Articles | Tagged , , , , | Leave a comment

Festas do Espírito Santo

Study European PortugueseFestas do Espirito Santo, Azores.

Nesta altura do ano, em qualquer ilha dos Açores que estejamos e lugar dela que passemos vive-se um ambiente de festa – eis que chegamos ao Espírito Santo, semana na qual nos encontramos e à qual se segue a da “Santíssima Trindade”. Estas festas, apesar de se iniciarem depois do Domingo de Páscoa, em proporções menores, têm como dias principais as semanas que antecedem o Domingo do Espírito Santo e o seguinte da Trindade. Prolongando-se, por vezes, até ao verão, com famílias que aguardam a chegada de emigrantes açorianos que vêm de férias.

AS Festas do Divino Espirito SantoO culto do Espírito Santo, de inspiração franciscana, remonta ao tempo de D. Diniz e da Rainha Santa Isabel e, apesar de se ter iniciado em Portugal continental, onde atualmente já quase desapareceu, mantem-se bem vivo nos Açores, existindo ainda em locais como Brasil, EUA e Canadá levado por emigrantes açorianos. Este culto dignifica o Espírito Santo, uma das Pessoas da Santíssima Trindade, a par da exaltação da fraternidade, sendo esta a essência das Festas do Espírito Santo: a partilha do bodo (alimento) com os demais.

Esta festa é a Festa do povo açoriano, uma festa feita em forma de dádiva e partilha, através do pão, do vinho e da carne. E onde se encontra um dos pratos mais tradicionais e apreciados: as Sopas do Espírito Santo, ansiadas por muitos e comidas com deleite e sentimento, sentimento que é unânime a esta gente.

Festas do Espirito Santo - AzoresA cada ano são escolhidos os mordomos (pessoas que dão a festa) para o ano seguinte, guardando estes, em sua casa e em lugar de destaque, as insígnias do Divino Espírito Santo (coroa e prato, cetro, em alguns lugares uma espadinha, a imagem da Rainha Santa Isabel, varas de madeira e uma bandeira). Chegado o tempo da festa, estas insígnias são levadas para o império (pequeno edifício religioso original da arquitetura açoriana, semelhante a uma capelinha em miniatura) ou para a casa onde é celebrada a festa, aí é construído um altar, enfeitado com flores e bonitos tecidos, no qual são colocadas algumas insígnias. Junto a este é rezado um terço todas as noites, durante a semana que dura a festa (de domingo ao domingo seguinte), reunindo-se familiares e amigos dos mordomos para rezar e conviver.

Durante esta semana é cozido pão de trigo e massa sovada em fornos de lenha e no final da Azorean Culturesemana é preparada a carne, normalmente oferecida no cumprimento de promessas, que é cozida com couves e especiarias originando depois, a partir do seu caldo colocado a ferver em cima do pão cortado às fatias e aromatizado com folhinhas de hortelã, as tradicionais sopas do Espírito Santo, acompanhadas de vinho de cheiro e da deliciosa massa sovada. No sábado fazem-se papas de arroz (ou arroz doce), servidas como sobremesa no almoço da festa e em alguns lugares são feitos ainda outros tipos de doces tradicionais (queijadas, espécie, caramelos, suspiros, entre outros), sendo um dos mais antigos e apreciados o doce branco ou alfenim.

No domingo vai-sMaria Oliveira-European Portuguese and Culturee à igreja, onde é coroado o imperador, geralmente uma criança ou alguém escolhido, levando os familiares, amigos ou convidados, cada um uma das insígnias e acompanhando a coroa em procissão até à igreja. No final da missa é feita a coroação e regressa-se em procissão para o local onde são servidas as sopas. Ao final do dia, a coroa e as insígnias são levadas até à casa dos mordomos da semana seguinte, que as recebem durante essa semana.

Como já foi referido, as Festas em louvor do Divino Espírito Santo variam não só de ilha para ilha, mas até mesmo de freguesia para freguesia na mesma ilha, assim, poder-se-ão encontrar tradições distintas da aqui descrita sumariamente. Por exemplo, os bodos de leite, que fazem parte desta tradição, mas acontecem a um outro dia da semana, nos quais é distribuído vinho, massa sovada, queijo e tremoços por quem passa, havendo por vezes uma procissão com o gado oferecido para a festa, acompanhado de tocadores de músicas tradicionais.

Independentemente das características destas festas, não há, neste meio do atlântico,Maria Oliveira Language Learning Center quem não respeite e sinta o Divino Espírito Santo, sendo mesmo capaz de ultrapassar diferenças de crenças, trazendo todos a uma mesma mesa, onde se celebra a vida e aquilo que somos pela partilha, de uma forma simples, mas verdadeira, no fundo, uma ode à humanidade.

São assim, estas festas do Espírito Santo as principais festas dos Açores e o culto de máxima importância, celebrado nesta época, mas relembrado e respeitado todo o ano, uma marca cultural e etnográfica desta região, confirmado pelo Dia da Região Autónoma dos Açores que se assinala na Segunda-feira do Espírito Santo.

Imperio do Canto

Festas do Espirito Santo

Festas do Espirito Santo – Arraial do Domingo da Trindade

Coroas do Divino Espirito Santo

Learn Portuguese

Festas do Espirito Santo – Sopas do Espirito Santo

Festas do Divino Espirito Santo-Esmolas

Festa do Divino Espirito Santo – dar as Esmolas

Learn European Portuguese Live Online via Zoom:  Maria Oliveira Language Learning Center

 

Posted in Cultural Articles | Tagged , , , , , | Leave a comment

Five Tips for Beginning Language Study

language study

In today’s global market, being bilingual can put you ahead of the competition. The ability to express yourself in another language means you can communicate with a far wider network of contacts, customers, and clients. It’s easy to see how your second language skills can provide your employer with an increase in revenue and a savings in resources. But it’s more personal than that; being bilingual increases your value to the company, offers exciting new opportunities both at home and abroad, and has the potential to influence salary in a positive way. It might be overwhelming to start a language study program, but if you keep your goals in mind, this is an achievable project. Here are five tips to get you started.

1. When choosing a language to study, consider the news of the day. Look for growing foreign markets, political developments, and even conflicts in, or with, other parts of the world. The ability to speak the language in any of these arenas is where the demand lies.

2. Look for a traditional face-to-face class in your chosen language. This is the most reliable method of study, but using CDs and other materials will also develop your vocabulary and provide good practice in pronunciation.

3. Don’t take shortcuts. Rote memorization has its place in all study programs, but it is most important to build a strong foundation in the structure of the language. This means you must learn the rules of grammar, punctuation, and correct word choice.

4. Be persistent. Language learning does not happen over night. That’s why acquainting yourself with fellow language learners provide a great support system for you. If you get discouraged, it is easier to remember your goals and to restore your enthusiasm if you are part of a group of similar-minded people. Having a good mentor is another way to get that encouragement. A good teacher can fill that role and provide you with ways to circumvent any setbacks. And don’t forget to stay informed through language learning blogs, articles, and other internet resources; these can provide support as well through success stories, study tips, and a sense of community.

5. Study abroad. Whether you have only just begun to study or if you have advanced significantly in your new language, nothing beats language immersion for true language acquisition. Going on a study abroad program puts you face to face with native speakers, acquaints you with the culture in which your second language predominates, and helps you to learn moment to moment as you engage others in your new language. You’ll be testing your skills, and you will be rewarded well for your efforts.

As with all new undertakings, the best way to begin is to take that first step. That step could be to determine your goals, or to pick your language, or to sign up for a class. You’ll find that each successful step leads you to further success; before you know it you will be well on your way to becoming bilingual. Don’t let monolingualism be a set back in your life. Let us know if we can be of assistance to you. We offer a variety of language learning programs and live classes at reasonable prices. Begin learning your second language today at Maria Oliveira Language Learning Center!

Posted in Language Learning Tips | Tagged , , , | Leave a comment