Festas do Espírito Santo

Study European PortugueseFestas do Espirito Santo, Azores.

Nesta altura do ano, em qualquer ilha dos Açores que estejamos e lugar dela que passemos vive-se um ambiente de festa – eis que chegamos ao Espírito Santo, semana na qual nos encontramos e à qual se segue a da “Santíssima Trindade”. Estas festas, apesar de se iniciarem depois do Domingo de Páscoa, em proporções menores, têm como dias principais as semanas que antecedem o Domingo do Espírito Santo e o seguinte da Trindade. Prolongando-se, por vezes, até ao verão, com famílias que aguardam a chegada de emigrantes açorianos que vêm de férias.

AS Festas do Divino Espirito SantoO culto do Espírito Santo, de inspiração franciscana, remonta ao tempo de D. Diniz e da Rainha Santa Isabel e, apesar de se ter iniciado em Portugal continental, onde atualmente já quase desapareceu, mantem-se bem vivo nos Açores, existindo ainda em locais como Brasil, EUA e Canadá levado por emigrantes açorianos. Este culto dignifica o Espírito Santo, uma das Pessoas da Santíssima Trindade, a par da exaltação da fraternidade, sendo esta a essência das Festas do Espírito Santo: a partilha do bodo (alimento) com os demais.

Esta festa é a Festa do povo açoriano, uma festa feita em forma de dádiva e partilha, através do pão, do vinho e da carne. E onde se encontra um dos pratos mais tradicionais e apreciados: as Sopas do Espírito Santo, ansiadas por muitos e comidas com deleite e sentimento, sentimento que é unânime a esta gente.

Festas do Espirito Santo - AzoresA cada ano são escolhidos os mordomos (pessoas que dão a festa) para o ano seguinte, guardando estes, em sua casa e em lugar de destaque, as insígnias do Divino Espírito Santo (coroa e prato, cetro, em alguns lugares uma espadinha, a imagem da Rainha Santa Isabel, varas de madeira e uma bandeira). Chegado o tempo da festa, estas insígnias são levadas para o império (pequeno edifício religioso original da arquitetura açoriana, semelhante a uma capelinha em miniatura) ou para a casa onde é celebrada a festa, aí é construído um altar, enfeitado com flores e bonitos tecidos, no qual são colocadas algumas insígnias. Junto a este é rezado um terço todas as noites, durante a semana que dura a festa (de domingo ao domingo seguinte), reunindo-se familiares e amigos dos mordomos para rezar e conviver.

Durante esta semana é cozido pão de trigo e massa sovada em fornos de lenha e no final da Azorean Culturesemana é preparada a carne, normalmente oferecida no cumprimento de promessas, que é cozida com couves e especiarias originando depois, a partir do seu caldo colocado a ferver em cima do pão cortado às fatias e aromatizado com folhinhas de hortelã, as tradicionais sopas do Espírito Santo, acompanhadas de vinho de cheiro e da deliciosa massa sovada. No sábado fazem-se papas de arroz (ou arroz doce), servidas como sobremesa no almoço da festa e em alguns lugares são feitos ainda outros tipos de doces tradicionais (queijadas, espécie, caramelos, suspiros, entre outros), sendo um dos mais antigos e apreciados o doce branco ou alfenim.

No domingo vai-sMaria Oliveira-European Portuguese and Culturee à igreja, onde é coroado o imperador, geralmente uma criança ou alguém escolhido, levando os familiares, amigos ou convidados, cada um uma das insígnias e acompanhando a coroa em procissão até à igreja. No final da missa é feita a coroação e regressa-se em procissão para o local onde são servidas as sopas. Ao final do dia, a coroa e as insígnias são levadas até à casa dos mordomos da semana seguinte, que as recebem durante essa semana.

Como já foi referido, as Festas em louvor do Divino Espírito Santo variam não só de ilha para ilha, mas até mesmo de freguesia para freguesia na mesma ilha, assim, poder-se-ão encontrar tradições distintas da aqui descrita sumariamente. Por exemplo, os bodos de leite, que fazem parte desta tradição, mas acontecem a um outro dia da semana, nos quais é distribuído vinho, massa sovada, queijo e tremoços por quem passa, havendo por vezes uma procissão com o gado oferecido para a festa, acompanhado de tocadores de músicas tradicionais.

Independentemente das características destas festas, não há, neste meio do atlântico,Maria Oliveira Language Learning Center quem não respeite e sinta o Divino Espírito Santo, sendo mesmo capaz de ultrapassar diferenças de crenças, trazendo todos a uma mesma mesa, onde se celebra a vida e aquilo que somos pela partilha, de uma forma simples, mas verdadeira, no fundo, uma ode à humanidade.

São assim, estas festas do Espírito Santo as principais festas dos Açores e o culto de máxima importância, celebrado nesta época, mas relembrado e respeitado todo o ano, uma marca cultural e etnográfica desta região, confirmado pelo Dia da Região Autónoma dos Açores que se assinala na Segunda-feira do Espírito Santo.

Imperio do Canto

Festas do Espirito Santo

Festas do Espirito Santo – Arraial do Domingo da Trindade

Coroas do Divino Espirito Santo

Learn Portuguese

Festas do Espirito Santo – Sopas do Espirito Santo

Festas do Divino Espirito Santo-Esmolas

Festa do Divino Espirito Santo – dar as Esmolas

Learn European Portuguese Live Online via Zoom:  Maria Oliveira Language Learning Center

 

Posted in Cultural Articles | Tagged , , , , , | Leave a comment

Páscoa nos Açores

Pascoa nos Azores - Easter in the AzoresPáscoa nos Açores – Easter in the Azores.

Em todo o país na quadra da Páscoa vivem-se grandes e remotas tradições. Nos Açores, por estes dias, o anúncio da Semana Santa parece ser dado pelo crepitar dos fornos de lenha que se começam a fazer ouvir e dos quais saem brilhantes e fofos folares que rendem qualquer um ao seu sabor.

Os folares são um pão doce, cuja massa é amarelada e muito fofa, tendo um ou dois ovos no seu interior, ou amêndoas (nos Açores). Os ovos simbolizam a vida e a fartura, Easter in the Azores - Maria Oliveiranuma quadra na qual se celebra a própria vida e a renovação. Estes representariam também a esperança por prósperas colheitas – numa época em que os Açores possuíam o seu próprio celeiro Atlântico’ e dependiam das suas colheitas. Nessa altura e por esta quadra as famílias dirigiam-se ao celeiro, onde guardavam o trigo e o centeio, para apartar o moio, destinando uma parte à confeção dos folares e a outra reservada para ser usada ao longo do ano, especialmente pela época do Espírito Santo.

As festividades da Páscoa são sobretudo pautadas pelas celebrações eucarísticas às quais se alia o convívio e a reunião familiar. Entre elas destacamos a quinta-feira na qual se celebra a ‘Ceia Grande’ – segundo a tradição católica, a última ceia de Jesus Cristo com os apóstolos. Esta é ‘recriada’ em muitos lares, na noite de quinta-feira, juntando-se a família em volta da mesa, celebrando juntos e compartindo Pascoa nos Azores - Folaresuma bem guarnecida ceia. No dia seguinte, ‘Sexta-Feira Santa’ é dia de jejum, em respeito ao dia em que Jesus Cristo foi crucificado e ainda respeitado por muitas pessoas. Há também a Via Sacra – caminho que terá feito Jesus Cristo até ao lugar da crucificação – sendo mesmo feita a encenação desse momento em alguns locais.

É também nesta sexta-feira, ou então no sábado, o dia eleito em muitas casas para se fazerem os folares. No Sábado Aleluia há a celebração da ressurreição, que será realmente celebrada no dia seguinte. No Domingo de Páscoa é então dia de celebrar a ressurreição e a vida, a família junta-se novamente e saboreiam-se pratos regionais: alcatra, torresmos, inhame, entre outros, e claro, as amêndoas (tradicionais por parecerem ovos pequeninos) ganhas no jogo do ‘Balamento’! Quanto às crianças estas anseiam, não tanto pelos folares, Easter in the Azoresmas sim, pelos vistosos e coloridos ovos de chocolate, numa versão já modernizada dos sabores da Páscoa.

No final do dia já se fazem contas para ver quando vai calhar o Domingo do Espírito Santo, pois para a semana já entramos, nesta sim tão açoriana tradição – as Festas do Divino Espirito Santo.

Learn European Portuguese Live Online via ZoomMaria Oliveira Language Learning Online Center.

For information about our classes call: 1-707-746-5979

Posted in Cultural Articles | Tagged , , , , | Leave a comment

Dia-de-Amigos… já cheira a Carnaval!

Carnaval - Maria Oliveira Language CenterNos Açores a folia do Carnaval, ou Entrudo, começa já hoje com a celebração do Dia de Amigos, prolongando-se por um mês, com o festejar do Dia de Amigos, Amigas, Compadres e Comadres, a cada quinta-feira das quatro semanas que antecedem o Carnaval, terminando na ‘Terça-feira Gorda’ ou ‘de Carnaval’.

Estas ‘quintas-feiras’ estão mais que enraizadas na cultura açoriana atual, sendo esperadas com grande ansiedade pelos açorianos. As origens desta celebração remetem-nos ao século XIX e à sociedade rural de então, quando, nas diversas freguesias, as pessoas se reuniam para escolher o trigo e outros cereais que seriam utilizados nas comemorações do Espírito Santo. Estas reuniões aconteciam normalmente aos serões de quinta-feira, nos quais se declamavam poesias e cantigas que louvavam a amizade.

Com o passar dos anos, as celebrações deste dia foram-se transformando em almoços de amigos e colegas de trabalho. Mas hoje, já não há quem não dê um abraço de ‘Feliz Dia-de-Amigos’ aos amigos, colegas e vizinhos, sendo o dia marcado por convívios, almoços e jantaradas que se prolongam pela noite dentro, pautados por muito divertimento e alegria, celebrando a amizade. A tradição destes almoços e jantares é tal, que originam uma oportunidade comercial para restaurantes e bares, pois estes enchem com grupos prontos para a folia, havendo mesmo ementas especiais e outras atrações.

Ditam as ‘regras’ destes dias que em Dia-de-Amigos saem apenas os homens, nos seus grupos de amigos, enquanto na próxima quinta-feira saem apenas ‘as amigas’ – mas neste último, há sempre quem fuja à ‘regra’… Nas quintas-feiras sCarnaval - Maria Oliveira Language Center, Richmond, CAeguintes saem os Compadres, e na última quinta-feira já véspera de Carnaval, as Comadres. Estas últimas acabam por se tornar já em verdadeiras celebrações de Carnaval, saindo compadres, comadres, mas também todos os que queiram festejar, havendo normalmente bailes e festas nestas noites.

Deixamo-los assim, com uma tradição genuinamente açoriana, uma das mais vivas e alegres, e com razão para tal, pois parar para celebrar a amizade é celebrar a humanidade, os valores e, no fundo, a vida!

Learn European Portuguese Live Online via ZoomMaria Oliveira Language Learning Online Center.

For information about our classes call: 1-707-746-5979

Posted in Cultural Articles | Tagged , , , , | Leave a comment