Christmas in the Azores

O Natal nos Açores – Christmas in the Azores

Natal é tempo de celebrar em família, de partilhar, de renovar o amor e a paz nos nossos corações, e tudo isto acontece, muitas das vezes, através de tradições, hábitos que vão passando calorosamente de geração em geração.

Nos Açores as tradições antigas desta quadra ainda se mantêm bem vivas, sendo ditadas pelo ambiente familiar e pelos preparativos, surgindo algumas como completas novidades ao tradicional ‘Natal português’. A quadra natalícia marca o seu inicio com uma das tradições mais vivas, que é a construção do presépio – símbolo de grande importância em qualquer casa, junto ao qual mais tarde a família se reúne. Depois deste há outras decorações que se fazem como a ‘Árvore de Natal’ (com menos importância, mas presente em muitas casas), centros de mesa e outros arranjos natalícios. Há ainda quem inicie esta

Christmas in the Azores - Coroa de Advento

Coroa de Advento

quadra com a construção da ‘Coroa de Advento’, a qual é composta por quatro velas – representativas de cada domingo do advento e que se vão acendendo até ao Natal. Outro costume é o ‘triguinho do Menino Jesus’, colocando-se sementes de trigo ou ervilhaca de molho num pratinho no dia 8 ou 13 de Dezembro para que no dia 25 esteja já germinado e com folhas.

A verdadeira celebração inicia-se na noite de 24 de Dezembro com a Missa do Galo. Nesta noite as famílias visitam-se umas às outras e vão à Missa do Galo, beijando o pé do Menino no final. A ‘Consoada de Natal’ (correspondente à ceia de Natal) começa a sua preparação semanas, ou mesmo meses, antes, com o fazer de

Christmas in the Azores - Traditions

Licores

licores típicos de cada família, com receitas e técnicas antigas que vão passando de geração, e que no Natal enchem a mesa para ‘brindar’ família e amigos. Entre os mais tradicionais temos o Licor de Tangerina, de Anis, Mel, de Vinho, Maracujá, Angelicas e Aguardentes. À mesa vamos encontrar um Bolo de Natal (fugindo, nos Açores, ao tradicional Bolo Rei),

Natal nos Azores - Learn to speak Portuguese

Bolinhos de D. Amélia

bolinhos de D. Amélia, queijadas de coco, leite, feijão, caramelos, arroz doce, massa cevada, figos passados, nozes, entre outras iguarias. Alguns destes pratos são típicos do Natal, enquanto outros são tradicionais de qualquer festa açoriana. É ainda possível encontrar pratos com influência dos Estados Unidos ou Canadá trazidos pelas comunidades emigrantes. A ceia ou o almoço do dia 25 varia de casa para casa podendo conter torresmos, inhame, batata doce, bacalhau, galinha,

Natal nos Azores - Learn Portuguese

Bolo Rei

peru, ou ainda outros, não faltando pão e queijo, e tudo acompanhado com vinho.

Os festejos e as visitas às casas de familiares e amigos prolongam-se durante os dias seguintes, terminando normalmente no dia 6 de Janeiro, com a chegada dos Reis Magos.

Que tradições familiares tem durante a época natalícia? Um jantar de Natal especial? Um ornamento ou decoração tradicional? Adorariamos saber as suas tradições!

What family traditions do you have during the holidays? A big or specific Christmas dinner? A special ornament? We would love to hear from you in Portuguese!

Posted in Cultural Articles | Tagged , , , , , | 1 Comment

A Açorianidade nos Presépios

Christmas in the Azores-Maria Oliveira Language Learning CenterO presépio é uma referência cristã que nos remete para o nascimento de Jesus numa gruta em Belém, acompanhado do seu pai, São José e sua mãe, Santa Maria. Reza a tradição de que José e Maria pernoitaram nessa gruta, destinada à guarda de animais, nascendo Jesus numa manjedoura. O presépio surge-nos representado pelas seguintes figuras principais: a gruta com José, Maria e o Menino Jesus, acompanhados do burrinho e da vaquinha que o aqueciam; pastores da região que, avisados por um anjo, vinham adorar o Menino; e três reis magos vindos do oriente, guiados por uma estrela, que lhe oferecem simbolicamente ouro, mirra e incenso.

Nos Açores uma das tradições natalícias mais importantes e que ainda se mantém bemA AÇORIANIDADE NOS PRESÉPIOS-Maria Oliveira viva é a de fazer o presépio. Os presépios são feitos ao longo do mês de Dezembro e constituem uma actividade que envolve toda a família, desde crianças a idosos, pois incluem várias etapas, desde a saída para ir procurar musgos, areia, pedras, a escolher o local para o fazer, montá-lo e por fim dispor as figuras minuciosamente de modo a recriar o reino do Deus Menino. Os presépios possuem uma identidade especial, espelhando as características físicas e sociológicas de cada região. No caso dos presépios Açorianos encontramos as figuras feitas de barro da terra e pintadas à mão, aproximando-se por vezes dos trajes açorianos; os montes feitos de leivas (nome dado ao musgo fofo e fresco presente nas pastagens) e as ruas entre as casinhas feitas de areia ou bagaço (pedras pequeninas de origem vulcânica). São ainda retratadas cenas do quotidiano das populações que nos permitem entender o seu dia-a-dia e tradições, por exemplo no Pico é comum encontrar no presépio a representação dos tocadores de uma Chamarrita (Baile típico). Há ainda quem mantenha a tradição de colocar pratinhos de trigo ou ervilhaca em volta do Menino Jesus ou quem faça o ‘Altar do Menino’ – degraus forrados de pano branco com a figura do Menino Jesus no cimo, decorados com flores naturais, pratinhos de trigo e outras oferendas, por exemplo tangerinas.

Em todas as igrejas é possível encontrar um presépio e até em muitos lugares públicos e praças. Por vChristmas in the Azores-Learn to speak Portugueseezes, fazem-se presépios vivos, onde as figuras do presépio são representadas por pessoas. Normalmente encenados por grupos de jovens, escuteiros ou alunos de catequese e visitados por toda a população com grande curiosidade

Toda a preparação do presépio envolve muita dedicação e entusiasmo, sendo motivo de orgulho em cada casa e família. É tradicional os amigos e familiares visitarem-se na quadra natalícia para apreciarem os presépios uns dos outros, e também saborear os deliciosos doces e licores desta época. Este contemplar do Menino Jesus deitado nas palhinhas invade-nos de ternura e compaixão, levando-nos a reflectir na pobreza e humildade com que se deu, por amor, aos Homens.

Posted in Cultural Articles | Tagged , , , | Leave a comment

Learning to Speak Portuguese in the Azores

Learn to Speak portuguese

There are many successful paths to learning to speak Portuguese. You can sign up for a class, get a tutor, go it alone with a good workbook, or take an online program. These are all proven methods of study. But one concept overrides all of these methods, and that is this: you need to practice! The “use it or lose it” principle is a great truth in language study, and some people search fruitlessly for helpful situations in which to practice. One fabulous way to continue learning and to practice what you learn is to go where Portuguese is spoken.

The Azores Islands offer the ultimate environment for Portuguese language learning. The weather is temperate, the surroundings are lush and peaceful, and the people are kind and accommodating. There are exciting things, too, like festivals, urban life, and good food. An ideal arrangement is to study in the morning with native teachers, and then tour in the afternoons and evenings using your new language skills. You’ll practice when you shop, dine, ask directions, or simply converse with locals about the weather. Being in a small group would be best, allowing you to get the full attention of teachers, and enabling visits to out of the way places not often seen by the big bus tour groups.

There is nothing written that states you can’t have fun while learning to speak a new language. In fact, if you are having a good time, you are more likely to retain new information. Imagine the ease of seeing an object and calling it by its correct Portuguese name. Contrast that situation with memorizing lists of words from a book. Both methods are effective, but which one sounds more inviting?

Posted in Language Learning Tips | Tagged , , | Leave a comment