Dia-de-Amigos… já cheira a Carnaval!

Carnaval - Maria Oliveira Language CenterNos Açores a folia do Carnaval, ou Entrudo, começa já hoje com a celebração do Dia de Amigos, prolongando-se por um mês, com o festejar do Dia de Amigos, Amigas, Compadres e Comadres, a cada quinta-feira das quatro semanas que antecedem o Carnaval, terminando na ‘Terça-feira Gorda’ ou ‘de Carnaval’.

Estas ‘quintas-feiras’ estão mais que enraizadas na cultura açoriana atual, sendo esperadas com grande ansiedade pelos açorianos. As origens desta celebração remetem-nos ao século XIX e à sociedade rural de então, quando, nas diversas freguesias, as pessoas se reuniam para escolher o trigo e outros cereais que seriam utilizados nas comemorações do Espírito Santo. Estas reuniões aconteciam normalmente aos serões de quinta-feira, nos quais se declamavam poesias e cantigas que louvavam a amizade.

Com o passar dos anos, as celebrações deste dia foram-se transformando em almoços de amigos e colegas de trabalho. Mas hoje, já não há quem não dê um abraço de ‘Feliz Dia-de-Amigos’ aos amigos, colegas e vizinhos, sendo o dia marcado por convívios, almoços e jantaradas que se prolongam pela noite dentro, pautados por muito divertimento e alegria, celebrando a amizade. A tradição destes almoços e jantares é tal, que originam uma oportunidade comercial para restaurantes e bares, pois estes enchem com grupos prontos para a folia, havendo mesmo ementas especiais e outras atrações.

Ditam as ‘regras’ destes dias que em Dia-de-Amigos saem apenas os homens, nos seus grupos de amigos, enquanto na próxima quinta-feira saem apenas ‘as amigas’ – mas neste último, há sempre quem fuja à ‘regra’… Nas quintas-feiras sCarnaval - Maria Oliveira Language Center, Richmond, CAeguintes saem os Compadres, e na última quinta-feira já véspera de Carnaval, as Comadres. Estas últimas acabam por se tornar já em verdadeiras celebrações de Carnaval, saindo compadres, comadres, mas também todos os que queiram festejar, havendo normalmente bailes e festas nestas noites.

Deixamo-los assim, com uma tradição genuinamente açoriana, uma das mais vivas e alegres, e com razão para tal, pois parar para celebrar a amizade é celebrar a humanidade, os valores e, no fundo, a vida!

Learn European Portuguese Live Online via ZoomMaria Oliveira Language Learning Online Center.

For information about our classes call: 1-707-746-5979

This entry was posted in Cultural Articles and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply