A Açorianidade nos Presépios

Christmas in the Azores-Maria Oliveira Language Learning CenterO presépio é uma referência cristã que nos remete para o nascimento de Jesus numa gruta em Belém, acompanhado do seu pai, São José e sua mãe, Santa Maria. Reza a tradição de que José e Maria pernoitaram nessa gruta, destinada à guarda de animais, nascendo Jesus numa manjedoura. O presépio surge-nos representado pelas seguintes figuras principais: a gruta com José, Maria e o Menino Jesus, acompanhados do burrinho e da vaquinha que o aqueciam; pastores da região que, avisados por um anjo, vinham adorar o Menino; e três reis magos vindos do oriente, guiados por uma estrela, que lhe oferecem simbolicamente ouro, mirra e incenso.

Nos Açores uma das tradições natalícias mais importantes e que ainda se mantém bemA AÇORIANIDADE NOS PRESÉPIOS-Maria Oliveira viva é a de fazer o presépio. Os presépios são feitos ao longo do mês de Dezembro e constituem uma actividade que envolve toda a família, desde crianças a idosos, pois incluem várias etapas, desde a saída para ir procurar musgos, areia, pedras, a escolher o local para o fazer, montá-lo e por fim dispor as figuras minuciosamente de modo a recriar o reino do Deus Menino. Os presépios possuem uma identidade especial, espelhando as características físicas e sociológicas de cada região. No caso dos presépios Açorianos encontramos as figuras feitas de barro da terra e pintadas à mão, aproximando-se por vezes dos trajes açorianos; os montes feitos de leivas (nome dado ao musgo fofo e fresco presente nas pastagens) e as ruas entre as casinhas feitas de areia ou bagaço (pedras pequeninas de origem vulcânica). São ainda retratadas cenas do quotidiano das populações que nos permitem entender o seu dia-a-dia e tradições, por exemplo no Pico é comum encontrar no presépio a representação dos tocadores de uma Chamarrita (Baile típico). Há ainda quem mantenha a tradição de colocar pratinhos de trigo ou ervilhaca em volta do Menino Jesus ou quem faça o ‘Altar do Menino’ – degraus forrados de pano branco com a figura do Menino Jesus no cimo, decorados com flores naturais, pratinhos de trigo e outras oferendas, por exemplo tangerinas.

Em todas as igrejas é possível encontrar um presépio e até em muitos lugares públicos e praças. Por vChristmas in the Azores-Learn to speak Portugueseezes, fazem-se presépios vivos, onde as figuras do presépio são representadas por pessoas. Normalmente encenados por grupos de jovens, escuteiros ou alunos de catequese e visitados por toda a população com grande curiosidade

Toda a preparação do presépio envolve muita dedicação e entusiasmo, sendo motivo de orgulho em cada casa e família. É tradicional os amigos e familiares visitarem-se na quadra natalícia para apreciarem os presépios uns dos outros, e também saborear os deliciosos doces e licores desta época. Este contemplar do Menino Jesus deitado nas palhinhas invade-nos de ternura e compaixão, levando-nos a reflectir na pobreza e humildade com que se deu, por amor, aos Homens.

This entry was posted in Cultural Articles and tagged , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply