Christmas in the Azores

O Natal nos Açores

Natal é tempo de celebrar em família, de partilhar, de renovar o amor e a paz nos nossos corações, e tudo isto acontece, muitas das vezes, através de tradições, hábitos que vão passando calorosamente de geração em geração.

Nos Açores as tradições antigas desta quadra ainda se mantêm bem vivas, sendo ditadas pelo ambiente familiar e pelos preparativos, surgindo algumas como completas novidades ao tradicional ‘Natal português’. A quadra natalícia marca o seu inicio com uma das tradições mais vivas, que é a construção do presépio – símbolo de grande importância em qualquer casa, junto ao qual mais tarde a família se reúne. Depois deste há outras decorações que se fazem como a ‘Árvore de Natal’ (com menos importância, mas presente em muitas casas), centros de mesa e outros arranjos natalícios. Há ainda quem inicie esta

Christmas in the Azores - Coroa de Advento

Coroa de Advento

quadra com a construção da ‘Coroa de Advento’, a qual é composta por quatro velas – representativas de cada domingo do advento e que se vão acendendo até ao Natal. Outro costume é o ‘triguinho do Menino Jesus’, colocando-se sementes de trigo ou ervilhaca de molho num pratinho no dia 8 ou 13 de Dezembro para que no dia 25 esteja já germinado e com folhas.

A verdadeira celebração inicia-se na noite de 24 de Dezembro com a Missa do Galo. Nesta noite as famílias visitam-se umas às outras e vão à Missa do Galo, beijando o pé do Menino no final. A ‘Consoada de Natal’ (correspondente à ceia de Natal) começa a sua preparação semanas, ou mesmo meses, antes, com o fazer de

Christmas in the Azores - Traditions

Licores

licores típicos de cada família, com receitas e técnicas antigas que vão passando de geração, e que no Natal enchem a mesa para ‘brindar’ família e amigos. Entre os mais tradicionais temos o Licor de Tangerina, de Anis, Mel, de Vinho, Maracujá, Angelicas e Aguardentes. À mesa vamos encontrar um Bolo de Natal (fugindo, nos Açores, ao tradicional Bolo Rei),

Natal nos Azores - Learn to speak Portuguese

Bolinhos de D. Amélia

bolinhos de D. Amélia, queijadas de coco, leite, feijão, caramelos, arroz doce, massa cevada, figos passados, nozes, entre outras iguarias. Alguns destes pratos são típicos do Natal, enquanto outros são tradicionais de qualquer festa açoriana. É ainda possível encontrar pratos com influência dos Estados Unidos ou Canadá trazidos pelas comunidades emigrantes. A ceia ou o almoço do dia 25 varia de casa para casa podendo conter torresmos, inhame, batata doce, bacalhau, galinha,

Natal nos Azores - Learn Portuguese

Bolo Rei

peru, ou ainda outros, não faltando pão e queijo, e tudo acompanhado com vinho.

Os festejos e as visitas às casas de familiares e amigos prolongam-se durante os dias seguintes, terminando normalmente no dia 6 de Janeiro, com a chegada dos Reis Magos.

 

Que tradições familiares tem durante a época natalícia? Um jantar de Natal especial? Um ornamento ou decoração tradicional? Adorariamos saber as suas tradições!

What family traditions do you have during the holidays? A big or specific Christmas dinner? A special ornament? We would love to hear from you in Portuguese!

Learn to Speak Portuguese or English with our Language Learning workbooks and CDsClasses also available at Maria Oliveira Language Learning Center, Pinole, California.  (Bay Area)

This entry was posted in Cultural Articles and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

One Response to Christmas in the Azores

  1. César says:

    Gostei do seu texto, bem informativo. Sempre é bom conhecer como os outros povos celebram o natal

Leave a Reply